Triathlon: história do esporte e por que vale a pena investir na modalidade

A história do triatlo ou triathlon (em inglês), esporte que une natação, ciclismo e corrida, tem origem no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Em meados dos anos 70, um grupo de atletismo da cidade de San Diego, em férias, decidiu testar um treino de 500 metros de natação, 12 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. A “brincadeira” deu tão certo que foi repetida no ano seguinte. Assim, surgia o início do triathlon de curta distância.
 
Poucos anos depois, mais precisamente em 1977, no Havaí, outro desafio fez com que o “nada, pedala e corre” atingisse um novo patamar. De uma conversa entre ex-oficiais da Marinha americana surgiu a dúvida: ‘quem, entre eles, era o atleta mais completo de todos’? Os nadadores, que completavam a travessia de 3,8km, de Kailua? Os ciclistas que percorriam os 180km, da prova de Oahu? Ou seriam os maratonistas, capazes de percorrer um trajeto de 42,195km?
 
Foi então que o ex-oficial John Collins sugeriu uma prova unindo as três modalidades (natação, ciclismo e corrida), sem intervalos. Assim, em outubro daquele ano, nasceu a categoria mais badalada do esporte, o “Ironman”. A primeira edição contou com 15 participantes e foi vencida por um motorista de táxi chamado John Haley. Tal popularidade chegou ao Brasil na década de 80, com a realização da primeira competição oficial, no Rio de Janeiro.
 
Primeiros passos
Para quem quer se aventurar na modalidade, é preciso disciplina e bastante treino. Em apenas quatro semanas, com uma hora de treinamento diário, por cerca de cinco dias, é possível começar a praticar o esporte de forma competitiva. Quem afirma é a treinadora física Analice Medeiros, responsável pelo projeto ‘Tripossível’, da academia Competition, em São Paulo. “Todas as pessoas que se dispõem a treinar e sair da zona de conforto obtêm adaptações fisiológicas a cada semana. Portanto, num período de quatro semanas, é possível juntar as três modalidades de treino”, explica.
Para se ter ideia, em cerca de uma hora de treinamento nas três modalidades, é possível ultrapassar um gasto calórico médio de 1000 calorias - a depender do peso, intensidade e tempo em que se leva para a prática de cada uma das modalidades. Conheça as distâncias oficiais:

- Sprint ou Short: 750 m de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida.
- Olímpica ou Standard: 1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida.
- Longa distância pode ser o dobro ou até o triplo da distância standard 3 km de natação / 80 km de ciclismo / 20 km de corrida ou 4,5 km de natação / 120 km de ciclismo / 30 km de corrida.
- Mixed Relay: 300m de natação / 8 km de ciclismo / 2 km de corrida.
- Meio-Ironman ou 70.3: 1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida.
- Ironman: 3.8 km de natação / 180 km de ciclismo / 42 km de corrida.

 

Fonte: Confederação Brasileira de Triathlon