Rotina regrada de treinos traz diversos benefícios ao corpo

Especialista explica que também é possível treinar uma modalidade por dia.
Nadar, pedalar e correr em uma única prova vem ganhando cada mais adeptos mundo afora. São os apaixonados por triathlon. Segundo Marcelo Ortiz, preparador físico e atual técnico da seleção de triathlon do Clube Pinheiros, de São Paulo, triatletas têm maiores níveis do chamado vo2: valor máximo de oxigênio captado, transportado e utilizado pelo corpo durante a prática de uma atividade física. Mas, para atingir bons resultados, é preciso levar a sério a rotina de treinos.

O especialista explica que não é necessário praticar as três modalidades todos os dias. Normalmente, a rotina é dividida em treinos de cerca de 1h20: um dia de corrida, um de ciclismo e outro de natação. “Também é possível combinar uma modalidade com um treino de reforço muscular, um exercício importante para prevenir lesões”, explica. Entre os esportistas, há a máxima de dizer que o reforço muscular é a quarta modalidade do triathlon. “Além disso, é necessário reservar um dia da semana para o corpo descansar”, diz Ortiz.

Ao unir três diferentes atividades, o triathlon traz diversos benefícios para o corpo. As modalidades trabalham diferentes grupos musculares, reduzem índice de gordura corporal e trazem melhoria cardiovascular - reduzindo os níveis de pressão arterial e glicemia, por exemplo. A atividade também faz muito bem para saúde mental. Assim como acontece durante a prática de qualquer exercício físico, o cérebro libera endorfina - hormônio que regula o humor, trazendo sensações de êxtase e bem-estar. Por se tratar de uma atividade bastante dinâmica, com a opção de alternar diferentes tipos de treinos e modalidades, gera ainda mais motivação para quem pratica.

Para iniciantes, o indicado é, em um primeiro momento, dar ênfase para a modalidade de maior dificuldade pessoal do praticante. Assim, será possível ganhar equilíbrio, juntamente com as outras modalidades que já tenha facilidade. Depois, é comum investir ainda mais nos treinos de corrida. Sendo a última etapa da prova, é preciso estar bem-condicionado para seguir até o final, com agilidade. “Sempre utilizamos uma frase no triathlon: "se você não é um bom corredor, nunca vencerá uma competição”.
 

Fonte: Marcelo Ortiz -  preparador físico e atual técnico da seleção de triathlon do Esporte Clube Pinheiros.