Conheça 5 curiosidades sobre o triathlon

Nadar, correr e pedalar por diferentes distâncias está entre as atividades mais desafiadoras e, ainda assim, ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre o esporte, com a ajuda do preparador físico da M2 Assessoria Esportiva, e técnico da modalidade, Márcio Leme, separamos 5 curiosidades que só quem é triatleta conhece. Confira:

1 - O triathlon nasceu nos Estados Unidos

O esporte que mistura natação, ciclismo e corrida nasceu na cidade de San Diego, nos Estados Unidos, na década de 70. Até hoje é um local de referência para o esporte, “onde há muitos centros de treinamento e atletas do mundo inteiro buscando training camps para praticar”, explica Márcio. A distância da modalidade Ironman também foi ideia dos americanos, tendo surgido especificamente no Havaí.

2 - Ser um bom nadador de piscina pode não ser vantagem no triathlon
A modalidade de nado acontece em mar, represa, lago. Não necessariamente um bom nadador de piscina terá a mesma performance em local que exige navegação, além de adaptação às pancadas no mar e ondas. Mas, de acordo com o treinador, com alguns ajustes de nado, o atleta poderá conseguir completar distância mais rapidamente, com eficiência e menor esforço, guardando energia para as próximas modalidades.
 
3 - Transição entre as modalidades faz diferença
Passar de uma modalidade (ou etapa) para outra tem técnica, e só isso já é considerado a 4ª modalidade. “Trocar equipamentos e iniciar outra modalidade requer treino, justamente para não perder tempo entre uma modalidade e outra”, explica Márcio. Realizar a transição de forma correta não gera punições de tempo.
 
4 - Ironmann completou 40 anos de história
O início de 2018 marcou os 40 anos da criação da categoria mais badalada do esporte. Em uma prova de Ironmann, o participante encara 3.800 metros de natação em águas abertas, 180 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de maratona, podendo completar a jornada em até 17 horas.
 
5 - Atletas podem precisar de dicionário para a prática do esporte
Assim como todos os esportes, todas as tribos têm seu vocabulário próprio, e no triathlon não seria diferente. Palavras específicas permitem a comunicação rápida e direta. Conheça algumas das principais utilizadas durante a competição:

Pace = ritmo
Esteira = área criada pelo nadador da frente
Bib:  trata-se do número de peito, da tatuagem e dos adesivos. É o número que será sua identificação e a dos seus equipamentos na prova.

Fonte: Márcio Leme - preparador físico da M2 Assessoria Esportiva e técnico da modalidade.